Conselhos de Promoção da Igualdade Racial e dos Direitos da Mulher de Mogi realizam ‘Café das Pretas’ no Parque Centenário


Evento direcionado a mulheres negras da cidade busca promover escuta e diálogo sobre políticas públicas para esta população. Atividade tem como ponto inicial o Dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, celebrado nesta terça-feira (25). Parque Centenário Mogi das Cruzes
Lailson Santos
Os conselhos municipais de Promoção da Igualdade Racial e dos Direitos da Mulher de Mogi das Cruzes realizam o “Café das Pretas”, nesta quarta-feira (26), às 15h, no Parque Centenário. O evento busca conectar mulheres negras da cidade e promover uma escuta sobre o que pode virar políticas públicas na cidade nos próximos anos.
O encontro tem como tema “o papel da mulher negra na sociedade e o caminho para a equidade”. Ao final do evento, poderão ser encaminhadas propostas para ambos os conselhos que, terão a possibilidade de fazer parte de documentos das pré-conferências.
Segundo a organização do evento, a atividade tem como ponto inicial o dia 25 de julho, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha. Com isso, este processo de escuta com as munícipes poderá auxiliar os trabalhos de ambos os conselhos, com o intuito de avaliar suas atuações, bem como pensar, conjuntamente, políticas públicas a serem propostas para a Prefeitura de Mogi das Cruzes.
A reunião será completamente relatada para apresentação de dados e diagnósticos aos conselhos, para então tomadas de decisões a partir das informações colhidas.
A jornalista Jamile Santana, uma das idealizadoras do evento ao lado da , acredita que iniciativas como esta contribuem para uma reflexão sobre a realidade das mulheres negras dentro da cidade.
“Essa iniciativa surgiu de uma conversa minha com a advogada Jannes Rodrigues (vice-presidente do Compir). Estávamos falando sobre como poderíamos reunir as mulheres negras da nossa cidade para discutir pautas e reivindicar participação nas decisões sobre politicas públicas uma vez que não temos nenhuma representação no legislativo e no executivo. Também não temos nenhuma mulher negra em cargos de decisão no executivo (como em secretarias, por exemplo), e isso traz um impacto significativo na vida de mulheres negras da cidade”, disse.
Para além da falta de representatividade no poder público, Jamile também chama a atenção para o impacto da falta de politicas públicas para mulheres negras no mercado de trabalho, por exemplo.
“A mulher negra em Mogi das Cruzes tem uma perspectiva de salário 57,6% menor que a de um homem branco dentro do mercado formal de trabalho, segundo dados do RAIS de 2019. Para se ter uma ideia, homens negros tem perspectiva de salário 76,1% menor e mulheres brancas 75,2% menor. Ou seja, na cadeia da desigualdade, a mulher negra é a última a ter acesso a direitos básicos e igualitários”, finalizou.
O Parque Centenário fica na Avenida Francisco Rodrigues Filho, em César de Sousa.
Café das Pretas
Data e horário: quarta-feira (26), às 15h
Público: mulheres negras de Mogi das Cruzes
Local: Parque Centenário
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.