Destino de milhares durante as festas de fim de ano, Bertioga anunciou que não realizará a queima de fogos durante a “virada” para 2025, celebrada entre as madrugadas da próxima terça-feira (31) e quarta-feira (1º).
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
- Siga O Diário no X (Twitter) e fique por dentro de tudo.
A decisão, segundo a administração municipal, se deu “pensando na saúde e no bem-estar das pessoas com deficiência (PCDs) e dos animais”. Em nota encaminhada ao O Diário, a prefeitura explicou o descarte do show pirotécnico. Confira:
“Os fogos de artifício, especialmente os de grande impacto, podem causar desconfortos em pessoas no espectro autista, que frequentemente apresentam hipersensibilidade auditiva. Além disso, os ruídos dos fogos também afetam negativamente os animais, em particular os pets. Os estrondos podem causar medo e ansiedade nos animais”.
Ainda em resposta à redação, a prefeitura de Bertioga informou que, em 2024, “entendeu que era mais interessante investir a verba na tradicional Parada de Natal, que reuniu milhares de pessoas na cidade no dia 21, proporcionando um espetáculo repleto de música, personagens natalinos e carros temáticos”.
Prática é banida em Mogi
Em Mogi das Cruzes, a soltura de fogos de artifício com barulho é proibida, e quem desrespeitar a lei pode ser multado em 15 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a R$ 3.455,25. Além disso, o material é apreendido pela vigilância, que é realizada pelo Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Segurança.
Segundo informações da Prefeitura de Mogi das Cruzes, a Lei Municipal 4630/1997, com suas alterações, em vigor desde setembro de 2019, proíbe a soltura de fogos de artifício com barulho, permitindo apenas os fogos que não emitem ruídos.
O post Prefeitura de Bertioga cancela queima de fogos de artifício no Ano Novo apareceu primeiro em O Diário de Mogi.