Um acidente aéreo ocorrido na manhã deste domingo (29/12) na Coreia do Sul resultou na morte de 177 pessoas. De acordo com as autoridades locais, um avião explodiu após sair da pista e colidir com um muro no Aeroporto de Muan, localizado no sul do país. Apenas dois sobreviventes foram localizados, um homem e uma mulher, membros da tripulação da aeronave. Ambos estão conscientes e não correm risco de vida.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
- Siga O Diário no X (Twitter) e fique por dentro de tudo
Conforme informações divulgadas pelo portal g1, este é o desastre aéreo mais fatal já registrado na Coreia do Sul e o pior envolvendo uma companhia sul-coreana desde 1997, quando um voo da Korean Air Lines caiu em Guam, matando mais de 200 pessoas.
A aeronave, um Boeing 737-800 da Jeju Air, levava 181 pessoas a bordo, sendo 175 passageiros e seis membros da tripulação. De acordo com as autoridades locais, entre os passageiros, estavam 173 sul-coreanos e dois tailandeses. O voo, que partiu de Bangkok, na Tailândia, tinha como destino Muan, na Coreia do Sul. Após o acidente, todos os voos no aeroporto de Muan foram suspensos.
A empresa responsável se desculpou pelo ocorrido e afirmou que está tomando todas as providências necessárias.
O acidente ocorreu por volta das 9h03 (horário local) deste domingo, ou 21h03 de sábado no Brasil. De acordo com as autoridades, o avião saiu da pista logo após o pouso e colidiu com uma barreira de concreto próxima ao terminal. Imagens transmitidas por emissoras locais mostram o avião deslizando pela pista com o trem de pouso aparentemente recolhido antes de atingir o muro.
O pouso “de barriga”, com o trem de pouso recolhido, é uma manobra de emergência que, embora não seja comum, pode ocorrer na aviação comercial. No entanto, não é usual que esse tipo de incidente resulte em mortes.
Qual a causa do acidente?
A imprensa local informou que a principal hipótese para o acidente é uma falha no trem de pouso da aeronave, possivelmente causada por uma colisão com um bando de pássaros. Além disso, os investigadores também estão considerando as condições climáticas como um possível fator contribuidor para a tragédia.
De acordo com a agência Yonhap, analistas ficaram surpresos ao notar que o avião ainda estava em alta velocidade na parte final da pista. Além disso, os investigadores relataram que o piloto do Boeing havia tentado pousar em Muan anteriormente, mas, sem sucesso, fez uma arremetida. O acidente ocorreu na segunda tentativa de pouso.
O post Explosão de avião em Muan, na Coreia do Sul, mata 177 pessoas apareceu primeiro em O Diário de Mogi.