Com a proximidade do leilão que concederá a administração da Linha 12-Safira à iniciativa privada, marcado para o dia 28 de março, surgem dúvidas relacionadas aos investimentos que podem ser implementados após a concessão. As intervenções, inclusive, devem permitir a chegada de trens a cada 3,25 minutos, com uma demanda prevista de até 412 mil passageiros em dias úteis, em 2040.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
- Siga O Diário no X (Twitter) e fique por dentro de tudo.
A Estação Itaquaquecetuba será reconstruída. Segundo o Governo do Estado, as intervenções na Linha 12-Safira permitirão a chegada de trens a cada 3,25 minutos, com uma demanda prevista de até 412 mil passageiros em dias úteis, em 2040.
LEIA TAMBÉM
- Veja as mudanças previstas pelo Estado após a concessão da Linha 11-Coral
Em relação ao convênio de concessão da Linha 11-Coral da CPTM, que inclui a extensão da Linha 12-Safira até Suzano, o projeto abrange o trecho entre as estações Estudantes, em Mogi das Cruzes, e Luz, no centro de São Paulo, com um investimento que superará os R$ 467 milhões na área de Suzano.
A confirmação do investimento em Suzano ocorreu em uma reunião entre o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, o ex-prefeito de Suzano e atual secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi (PL), e o atual chefe do Executivo suzanense, Pedro Ishi (PL), que à época ainda era vereador.
Dentre os objetivos de extensão da linha, segundo a Secretaria de Estado de Parcerias em Investimentos, a nova concessão objetiva reduzir o intervalo entre os trens. Hoje, o intervalo médio entre trens é de 5 minutos. A projeção no horário de pico é que esse tempo passe a ser de apenas 3 minutos.
Atualmente, a Linha 12-Safira transporta cerca de 262 mil passageiros diariamente, percorrendo 39 km de extensão e com 13 estações. A linha conecta a Estação Brás a Calmon Viana, em Poá, atendendo bairros da região leste extremo da cidade de São Paulo, além do município de Itaquaquecetuba. Ela oferece integração com diversas outras linhas da CPTM e do Metrô, incluindo a Linha 3 – Vermelha, além das Linhas 7 – Rubi, 10 – Turquesa, 11 – Coral e 13 – Jade.
O post Veja as mudanças previstas para Linha 12-Safira após concessão apareceu primeiro em O Diário de Mogi.