Ao menos seis cidades do Alto Tietê oferecem vacinação antirrábica gratuita para animais; veja como vacinar seu pet


Imunizante é disponibilizado em Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano. Cada cidade decide os critérios para aplicar as doses. Vacina antirrábica é disponibilizada em ao menos seis cidades do Alto TIetê
Divulgação/Poá
Ao menos cinco cidades do Alto Tietê oferecem a vacina antirrábica de forma gratuita para cães e gatos. Segundo levantamento realizado pelo g1 com as prefeituras da região, o imunizante é disponibilizado nos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano, sendo que cada cidade decide os critérios para aplicar as doses.
Não há campanhas de vacinação nestas cidades, mas sim ações pontuais de oferta da vacina em datas e bairros predefinidos, como em Poá, ou em locais específicos sob livre demanda, como o Núcleo de Bem Estar Animal, em Mogi.
Segundo a Prefeitura de Santa Isabel, as doses disponíveis na cidade são direcionadas para ações pontuais de vacinação, como vacinação de cães e gatos admitidos no canil municipal; vacinação de bloqueio de casos em que gatos ou cães entram em contato com morcego; e vacinação de bloqueio em região onde encontramos morcegos positivos para raiva.
Já a Prefeitura de Itaquaquecetuba disse que a vacinação ocorre em regiões com potenciais casos, que não é o caso da cidade e, por isso, o imunizante não é indicado no município pelo governo do Estado.
Arujá, Biritiba Mirim e Salesópolis não responderam aos questionamentos do g1.
Confira como vacinar seu pet em cada cidade:
Ferraz de Vasconcelos
Por recomendação do Estado não existe mais campanha de vacinação antirrábica em datas pré determinadas, os municípios devem realizar ações contínuas de vacinação, disponibilizando a dose sob livre demanda para os tutores.
Não será realizada campanha e sim ações regulares de vacinação em eventos como Prefeitura no meu Bairro ou Ações da Divisão de Controle de Zoonoses durante todo o ano.
A campanha foi substituída por ações de intensificação regulares que futuramente se tornarão um posto contínuo de vacinação sob livre demanda. Para vacinar os pets, não é exigido nenhum documento, basta comparecer ao posto de vacinação programado, divulgado previamente nas mídias sociais da Prefeitura.
Guararema
A Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo – CIB/SP, em sua 318ª. reunião ordinária realizada em 09/12/2021 aprova a manutenção da vacinação antirrábica de cães e gatos em estratégia de rotina, vacinação de cães e gatos contactantes de morcegos e bloqueio de foco (quando for o caso) e a suspensão das campanhas anuais de vacinação a partir de 2022. As doses são liberadas pelo Instituto Pasteur, que baseia-se na média de vacinação de rotina.
Os tutores dos pets devem realizar o agendamento para vacinação pelo site do Programa Bora ser Feliz. Não há obrigatoriedade de apresentação de documento para vacinação. Caso o animal possua a carteirinha de vacinação, a mesma poderá ser apresentada no momento.
Itaquaquecetuba
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Saúde, informou que não há previsão de uma campanha na cidade. Vale destacar que a vacinação ocorre em regiões com potenciais casos, que não é o caso de Itaquaquecetuba. Por esse motivo, a vacinação não é indicada no município pelo Governo do Estado.
Mogi das Cruzes
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que desde o ano de 2020 os municípios do Estado de São Paulo vêm recebendo quantitativo de doses de vacina antirrábica suficiente para o atendimento das doses realizadas na rotina, não há incremento no total de doses ou orientação técnica atualizada para que os municípios realizem Campanhas.
A cidade recebeu 1.000 doses da vacina no primeiro semestre deste ano. Além disso, a prefeitura informou que as doses são liberadas mensalmente de acordo com o quantitativo aplicado na rotina e informado em sistema oficial.
Mogi das Cruzes mantém a vacinação antirrábica de rotina em dois pontos fixos de aplicação, um no Centro de Controle de Zoonoses (Rua JulioMobaid, s/n – Vila São Francisco) e outro no Núcleo de Bem Estar Animal (Estrada de Santa Catarina, 2540 – César de Souza). Outrossim, são realizadas as vacinações nas residências, quando é o caso de bloqueio por contato com animais silvestres (morcegos, por exemplo).
Para vacinar seu pet, o tutor deve apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço de Mogi.
Poá
O Departamento de Vigilância em Saúde de Poá informou que a ação de vacinação antirrábica é realizada o ano inteiro, em diversos bairros da cidade.
Santa Isabel
A Prefeitura de Santa Isabel disse que não haverá campanha de vacinação contra a raiva neste município, conforme determinação do Instituo Pasteur, pela questão epidemiológica da raiva no estado de São Paulo. No primeiro semestre deste ano a cidade recebeu 50 doses da vacina.
As doses disponíveis são para ações pontuais de vacinação, como: vacinação de cães e gatos admitidos no canil municipal; vacinação de bloqueio de casos em que gatos ou cães entram em contato com morcego; e vacinação de bloqueio em região onde encontramos morcegos positivos para raiva.
Para imunizar o pet, o tutor deve apresentar documento de identificação e o cartão de vacina do animal, se tiver.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.