Um jovem de 23 anos morreu ao tentar atravessar a nado a Lagoa Azul, localizada em Suzano. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira (15/1). O Corpo dos Bombeiros atendeu a ocorrência e, após alguns minutos de busca, encontrou o corpo submerso.
O caso é semelhante a outro afogamento que aconteceu no local no dia 26 de dezembro de 2024, quando o corpo de um jovem de 19 anos foi localizado na mesma lagoa. Na época, exames complementares foram solicitados ao Instituto Médico Legal (IML).
Questionada sobre os afogamentos na região, a Prefeitura de Suzano informou, em nota, que, periodicamente, placas e faixas são afixadas no local, com orientação sobre os riscos e é realizada também vistoria constante da Guarda Civil Municipal (GCM). Além disso, a administração ressaltou que realiza com frequência cuidados no local.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
- Siga O Diário no X (Twitter) e fique por dentro de tudo.
Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação da cidade, a área da Lagoa Azul trata-se de um passivo ambiental resultante de extração mineral realizada ali durante décadas, desde os anos 1950. “A última empresa a fazer a exploração foi condenada judicialmente a providenciar a recuperação do local, que é público, não particular. O processo de licenciamento para o aterramento necessário está em andamento junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb)”, informou.
Ademais, a prefeitura informou que a pasta criou um projeto de parque no local, com área verde, espaço de caminhada e uma proposta de lâmina d’água na lagoa, para contemplação e apreciação da vista. A administração ressalta ainda que aguarda a resolução do processo junto à justiça para que “o espaço possa ser recuperado pelos causadores do dano”.
A ocorrência foi registrada como morte suspeita na Delegacia de Suzano, que requisitou exames ao Instituto Médico Legal (IML) para determinar a causa da morte.
- Geovanna Albuquerque é estagiária e escreveu esta matéria sob supervisão da Edição de O Diário
O post Jovem de 23 anos é encontrado morto na Lagoa Azul, em Suzano apareceu primeiro em O Diário de Mogi.