Segundo a Prefeitura, maior parte dos detritos eram garrafas e recipientes plásticos. O material retirado foi ensacado e levado para a destinação adequada. Rio Negro antes e depois da limpeza desta terça-feira
Prefeitura de Mogi das Cruzes/Divulgação
Uma limpeza em um trecho do Rio Negro, em Mogi das Cruzes, resultou na retirada de 3 toneladas de lixo. A Prefeitura informou que a maior parte dos detritos eram garrafas e recipientes plásticos. O material retirado foi ensacado e levado para a destinação adequada. A ação foi realizada na manhã de terça-feira (15), em um trecho do rio que corta a Vila Natal pelos departamentos de Limpeza Pública e de Drenagem da Secretaria Infraestrutura Urbana.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes destaca que o trabalho faz parte do cronograma de serviços executados ao longo do ano para minimizar o impacto de alagamentos na época das chuvas, aumentando a vazão e a capacidade de captação de águas pluviais. “Observamos que a maior parte dos detritos é de garrafas e recipientes plásticos. O descarte irregular é feito ao longo do curso d’água e acaba se acumulando neste trecho. Se houver uma chuva intensa, quem sofre são os moradores aqui da Vila Natal. Por isso nós sempre orientamos: o descarte irregular não se justifica, pois a cidade tem coleta de lixo domiciliar permanente e ações como a Operação Cata-Tranqueira, que recolhe objetos sem serventia, além do mutirão de zeladoria Cidade Bonita”, lembra o secretário de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira.
Orientações
O ato de depositar, distribuir ou lançar lixo ou entulho em vias públicas, passeios, logradouros em geral, canteiros, qualquer área pública ou terrenos não edificados de propriedade pública ou privada, leitos de córregos, ribeirões e outros cursos d´água naturais é uma infração prevista na Lei Municipal 4.630/1997.
Em caso de flagrante, é possível aplicar penalidades, cujos valores variam, conforme o tipo de material descartado irregularmente. As denúncias podem e devem ser feitas pelo telefone 153.
A Prefeitura destaca que além de contribuir para a manutenção de uma cidade limpa, a destinação correta de lixo e materiais sem serventia é fundamental para garantir a fluidez dos cursos d’água e diminuir a possibilidade da ocorrência de enchentes e alagamentos, em especial nos períodos de chuva.
E orienta que os cidadãos façam o descarte correto de lixo e outros materiais, incluindo coleta de lixo, três Ecopontos e também a Operação Cata-Tranqueira.
Assista a mais notícias
Limpeza retira 3 toneladas de lixo do Rio Negro em Mogi das Cruzes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.