O talento mogiano conquistando espaço no futsal internacional. Raphael Hiroshi Tabuchi, que disputou nos Jogos Interescolares de Mogi das Cruzes defendendo três escolas da cidade – Colégio Gutenberg, Alma Mater e IENEC – hoje é um dos grandes nomes do futsal profissional do Japão. Naturalizado japonês, ele defende a seleção nacional e atua pelo Nagoya Oceans, potência do futsal nipônico.
A trajetória de Raphael começou em Mogi das Cruzes, nas quadras dos interescolares. Com o incentivo da família, o goleiro conseguiu passar nas peneiras de grandes clubes do futebol paulista e se desenvolveu como atleta até se tornar profissional. “Eu era federado, joguei no Palmeiras, no Mogi, no Barueri e depois, no Corinthians. Eu gostava de jogar (os Jogos Interescolares) com os meus amigos do dia a dia, de estar participando e competindo. Na época, os jogos tinham um nível alto”, comenta Tabuchi.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.

Com a rotina de treinos, campeonatos e aulas, o mogiano precisava estudar durante a madrugada para tirar boas notas na escola, mas isso não o impedia de competir. De acordo com ele, isso contribuiu para a trajetória como profissional. “Os Jogos permitem que você jogue com os seus amigos e contra eles, contra pessoas que têm um nível muito alto, isso me ajudou muito profissionalmente, principalmente na parte de competição”, conta.
Carreira no Japão
A trajetória internacional de Raphael começou há oito anos, quando decidiu se aventurar no Japão. Ao longo dos três primeiros anos, passou pelas categorias de base, destacando-se no sub-23. O talento e a dedicação abriram as portas para o profissionalismo, e nos últimos cinco anos, ele se consolidou como um dos principais goleiros da F. League, a primeira divisão do futsal japonês.
Atuando pelo Nagoya Oceans, Raphael já acumula conquistas relevantes, incluindo um título sub-20 da AFC, três Ocean Cup e um troféu do All Japan, competições de grande relevância no cenário asiático. O Nagoya, é o maior campeão da F. League e representante do Japão na AFC Futsal Club Championship, o torneio mais importante de clubes do continente. O goleiro, inclusive, tem marcado gols no campeonato nacional e foi convocado para a seleção japonesa.

Recentemente, Raphael foi homenageado pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes e serve de inspiração para os jovens atletas do município e da região Alto Tietê que sonham em seguir carreira profissional.
O post Dos Interescolares de Mogi à seleção japonesa de futsal: A trajetória de Raphael Tabuchi apareceu primeiro em O Diário de Mogi.