A Câmara de Mogi das Cruzes promove, na próxima segunda-feira (31), uma audiência pública para debater a criação e o comércio de animais de fazenda dentro do perímetro urbano. O evento, que é uma iniciativa da vereadora Fernanda Moreno (MDB) em conjunto com o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
A discussão está prevista para ocorrer das 15h às 18h e deve contar com a presença de especialistas, representantes do Poder Público e a sociedade civil. O objetivo, segundo organizadores, é discutir os impactos da criação irregular desses animais no meio urbano, abordando questões de bem-estar animal, saúde pública e meio ambiente.
“Muitos desses animais são mantidos em condições precárias, sem espaço adequado, expostos a doenças e sem os cuidados necessários. Além do sofrimento animal, a criação clandestina e o abate irregular representam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, contribuindo para a propagação de zoonoses e problemas como descarte inadequado de resíduos biológicos”, explica Haiuly Viana, médica veterinária e gerente técnica do Fórum Animal.
Dentre os temas a serem debatidos, destacam-se: A importância da fiscalização eficiente para coibir criações clandestinas; Destinação ética para os animais apreendidos nessas condições; Impacto ambiental e sanitário da criação irregular e do abate clandestino; Alternativas Alimentares que reduzam a exploração animal.
Cronograma
- 15:00 – Recepção
- 15:20 – Abertura
- 15:40 – Fala da vereadora Fernanda Moreno
- 16:00 – Apresentação da palestra sobre o tema. Médica Veterinária Haiuly Viana, gerente técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal
- 16:40 – Oitiva das autoridades presentes
- 17:20 – Levantamento das questões a respeito do tema com os presentes e elaboração de uma proposta legislativa sobre o tema
- 17:50 – Agradecimentos
- 18:00 – Encerramento
O post Câmara de Mogi realiza debate sobre criação e comércio de animais de fazenda nas cidades apareceu primeiro em O Diário de Mogi.