Mogi das Cruzes tem implementado uma série de intervenções para aprimorar a mobilidade urbana, impactando o transporte coletivo, o fluxo de trânsito e a infraestrutura viária da cidade. Entre as iniciativas mais recentes, destacam-se a renovação da frota de ônibus, a criação de novas faixas reversíveis e a construção do Corredor Nordeste, todas com o objetivo de tornar os deslocamentos mais rápidos e seguros.
Mas o que já foi feito e o que está em andamento, de fato, para melhorar a mobilidade urbana em Mogi das Cruzes? Confira.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário de Mogi no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
Transporte coletivo

A renovação da frota de ônibus é uma das principais medidas voltadas à melhoria do transporte público. No último sábado (29), a Prefeitura de Mogi das Cruzes entregou 45 novos ônibus, que substituem veículos antigos e ampliam a capacidade do sistema. Segundo a administração municipal, os novos modelos são mais modernos, menos poluentes e oferecem maior conforto aos passageiros.
Além da renovação da frota, a prefeitura afirma que está intensificando a fiscalização do serviço, monitorando o cumprimento de horários e a qualidade do atendimento. Outra iniciativa é a capacitação de motoristas e operadores do sistema, com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários.
Paralelamente, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito iniciou um levantamento sobre todas as linhas do transporte coletivo para identificar demandas e necessidades dos passageiros. O estudo avalia a quantidade de usuários em cada linha, a programação dos horários e possíveis ajustes para tornar o serviço mais eficiente.
Trânsito

A mobilidade urbana não se resume apenas ao transporte público. O trânsito também passa por mudanças, com intervenções que buscam melhorar a fluidez e a segurança viária.
Entre as ações recentes estão a implantação de faixas reversíveis nos horários de pico nas avenidas Engenheiro Miguel Gemma e Pedro Romero, além da reprogramação dos semáforos na avenida João XXI, o que melhorou o fluxo de veículos. Outra medida foi a instalação de um semáforo para pedestres na avenida Lourenço de Souza Franco, próximo à Praça da Cidadania.
A prefeitura também segue com um trabalho contínuo de revitalização da sinalização e estudos para aprimorar a engenharia de tráfego. A mobilidade urbana, no entanto, depende da colaboração dos próprios condutores e pedestres, com respeito às normas de circulação e sinalização viária.
Obras e infraestrutura viária

Um dos principais projetos em andamento é o Corredor Nordeste, que faz parte do anel viário de Mogi das Cruzes e busca desafogar o trânsito na Região Leste da cidade.
A obra mais visível no momento é a construção de uma nova rotatória no encontro das avenidas Francisco Rodrigues Filho, Pedro Romero e Ricieri José Marcatto, no distrito de Cezar de Souza. Recentemente, foi implantada uma alça de acesso provisória para motoristas que vêm da avenida Pedro Romero, o que já reduziu o congestionamento no local.
Com a liberação desse novo trajeto, a prefeitura poderá avançar com outros serviços na região, permitindo a remodelação da rotatória definitiva. Quando concluída, a intervenção oferecerá mais opções de deslocamento e melhorará o tráfego em toda a região.
Anel viário e Corredor Nordeste

O Corredor Nordeste faz parte de uma nova etapa do anel viário de Mogi das Cruzes. O projeto, iniciado em 2023, tem previsão de conclusão para 2026 e um investimento de R$ 121,5 milhões, financiado pelo Banco de Fomento da América Latina e Caribe (CAF).
O novo corredor terá 2,4 quilômetros de extensão e começará na avenida Francisco Rodrigues Filho, onde está sendo feita a remodelação da rotatória. A partir desse ponto, uma nova avenida será construída até o viaduto que ligará a via à avenida Dante Jordão Stoppa, criando uma alternativa à saturada avenida Ricieri José Marcatto.
Quando concluída, a obra trará mudanças no trânsito da região, incluindo a substituição da atual rotatória da avenida João XXIII por um retorno. Além das melhorias no fluxo viário, o corredor contará com 1.850 metros de ciclovia, ampliando as opções de mobilidade na cidade.
- LEIA TAMBÉM: Saiba quais são os pontos turísticos que você precisa conhecer em Mogi das Cruzes
O post Saiba o que está sendo feito para melhorar a mobilidade urbana em Mogi das Cruzes apareceu primeiro em O Diário de Mogi.