Antes era possível mudar de ônibus sem pagar nova tarifa apenas nos cinco Pontos de Integração Virtual (PIVs). Agora as catracas de todos os coletivos aceitam a integração. Transporte público de Itaquaquecetuba passa a permitir integração em todos os coletivos
Dayane Oliveira/Prefeitura de Itaquaquecetuba
O sistema de transporte coletivo de Itaquaquecetuba passou a contar com a possibilidade de integração entre ônibus nesta semana. O sistema conta com um novo bilhete batizado como “Viaja Fácil, segundo a Prefeitura. O passageiro pode embarcar em até dois ônibus pagando apenas o valor de uma tarifa em um período de duas horas.
A integração sem a segunda cobrança é válida desde que não ocorra o embarque na mesma linha do primeiro e o diferencial é que agora passa a ser feita na catraca, não mais nos Pontos de Integração Virtual (PIVs) que hoje existem em apenas cinco paradas de ônibus. Os PIVs serão desativados.
“Até então, se o usuário precisasse de duas linhas para chegar ao destino final, teria que pagar duas tarifas ou descer em pontos específicos no Centro, Nova Itaquá e Caiuby para fazer a integração. Agora ele ganha duas horas para usar o transporte pagando apenas o valor de uma tarifa e fazendo a integração na catraca”, explicou o secretário de Transportes, Rosinaldo Castro.
O passageiro também tem a opção de embarcar em qualquer ônibus, mesmo que ele não vá para o seu destino final, e descer em um ponto no meio do caminho com mais opções de linhas para chegar ao local desejado mais rápido.
São cinco categorias do bilhete:
Avulso;
Idoso;
Pessoa com deficiência;
Estudante;
Vale-transporte.
As passagens são válidas apenas para uso municipal, ou seja, não há integração com a EMTU e a CPTM. Qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer a aquisição.
Como comprar
Para adquirir, é preciso ir ao Itaquá Passes (Rua da Liberdade, 17 – Centro) com RG e comprovante de residência. O bilhete sai na hora. A unidade funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e a estimativa é de que outros pontos sejam abertos em breve para ampliar a adesão.
Pessoas com deficiência devem passar antes no setor de Isenção Tarifária (Rua Dom Thomaz Frey, 89 – Centro) e para fazer o cartão de idoso é necessário ter 65 anos ou mais. Se for menor de idade, precisa estar acompanhado por um responsável.
Para o bilhete de estudante é necessário apresentar o comprovante emitido pela instituição de ensino e, para o vale-transporte, a solicitação da empresa. Quem já possui o bilhete anterior não precisa fazer a troca pois ele já está valendo com as novas funcionalidades.
Recarga
A recarga pode ser feita tanto no Itaquá Passes como pela carteira digital RecargaPay, disponível para Android e iOS. É possível pagar no cartão de crédito ou débito e não tem recarga mínima.
Para tirar dúvidas é preciso procurar a ouvidoria da Expresso Planalto, concessionária responsável pelo transporte público municipal, pelo 11 94109-8356 (telefone e WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected]. Em caso de perda, furto ou roubo, o passageiro deve entrar em contato pelos mesmos canais.
App Cittamobi
A Secretaria de Transportes também quer incentivar o uso do Cittamobi, aplicativo que mostra o horário dos veículos em tempo real, previsões de chegada ao ponto de embarque do usuário e as melhores rotas.
“Nossa ideia é que ao invés de ir para o ponto ficar esperando o ônibus lá, o usuário baixe o aplicativo e monitore o horário por ele, saindo de casa apenas no tempo necessário de locomoção até o ponto”, finalizou o secretário.
Assista a mais notícias
Itaquaquecetuba passa a contar com integração de ônibus em qualquer ponto da cidade
Adicionar aos favoritos o Link permanente.