Antigo prédio do Sesi em Mogi das Cruzes é demolido; local deve ganhar escola e canil da GCM


Obras devem começar nos próximos meses, segundo prefeito Caio Cunha. Entulho da construção está sendo reciclado e deve ser reaproveitado na recuperação da Estrada do Procópio. Antigo prédio do Sesi de César de Souza é demolido
O antigo prédio do Sesi de César de Sousa, em Mogi das Cruzes, foi demolido. De acordo com a Prefeitura, nos próximos meses o local deve receber a construção de uma escola e de um canil da Guarda Civil Municipal.
Por mais de três anos, a unidade foi motivo de insegurança para quem mora por perto. É que desde que foi desativado e devolvido à administração municipal, o imóvel ficou abandonado e passou a atrair usuários de drogas.
Em 2021, a Prefeitura chegou a anunciar a realização de estudos para transformar o espaço em um completo de segurança, o que incluiria reuniria várias delegacias, como o Grupo de Operações Especiais e o Setor de Homicídios.
LEIA TAMBÉM:
Antiga unidade do Sesi vira alvo de vandalismo, atrai usuários de drogas e gera preocupação entre moradores de Mogi das Cruzes
No entanto, os planos precisaram mudar, como explica o prefeito Caio Cunha. “Quando recebemos esse terreno, a gente identificou uma grande problemática em relação à matrícula desse terreno, que até hoje não está no nome da Prefeitura”, detalhou ao Diário TV.
“Para fazer algum investimento aqui que não fosse uma escola, a gente deveria passar por um processo jurídico demorado. Então, a gente optou por abortar o plano anterior, implementar uma escola, que também é necessidade do distrito de César de Sousa, e aproveitar parte do terreno para fazer o canil”.
Antigo prédio do Sesi ficou abandonado até ser demolido neste ano
Reprodução/TV Diário
A expectativa dos moradores era de que a central levasse mais segurança para o distrito. Com a mudança do projeto, Caio Cunha afirma que a Prefeitura deve investir em outras estratégias, como a compra de viaturas, para solucionar este problema.
“O próprio canil [que será construído], na verdade, já cria uma sensação de segurança aqui no bairro. Com as novas viaturas que nós adquirimos e também com os totens, isso tem dado uma dinâmica muito diferente. São oito novas viaturas e mais 12 motos. Isso potencializa a nossa ronda também aqui no distrito de César de Sousa”.
“Agora, quanto à licitação do canil, ela já está acontecendo e o projeto está pronto. Assim que o projeto estiver pronto, a gente acredita que em mais seis meses a gente começa as obras da escola. Do canil, mais uns dois meses começa”.
Demolição e reaproveitamento de entulho
Entulho do antigo prédio do Sesi de César de Sousa passa por usina móvel de reciclagem de resíduos da construção civil
Monalisa Ventura/Condemat
O prédio, que já foi completamente demolido. No local, máquinas trabalham para juntar e recolher o entulho, que será reaproveitado. O material está inaugurando a usina de reciclagem de resíduos da construção civil do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).
O equipamento conjuga um caminhão tipo cavalo mecânico a um móvel de reciclagem capaz de triturar de 80 a 100 toneladas por hora. Além disso, suas laterais podem ser transformadas em tela de cinema, para exibição de filmes e oficinas de educação ambiental.
Com o entulho do antigo Sesi devem ser produzidos mais de 1.350 metros cúbicos de resíduos. O material será tratado e aplicado na Estrada do Procópio, com destino a Sabaúna. Ao todo, 3,6 quilômetros da estrada serão recuperados.
Entulho do antigo prédio do Sesi de César de Sousa, em Mogi das Cruzes, passa por usina móvel de reciclagem de resíduos da construção civil
Monalisa Ventura/Condemat
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.