Confira a programação religiosa da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi em 2023


Evento começa na dia 18 de maio e segue até 28 de maio. Devotos rezam no Império da Festa do Divino de Mogi das Cruzes em 2022
Maiara Barbosa/TV Diário
A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes de 2023 começa em 18 de maio e vai até 28 de maio com o tema “Divino Espírito Santo, fortalecei a fé e a união nas famílias”. A programação começa na quinta-feira (18).
Abertura
Os ritos para abertura da Festa do Divino 2023 começam às 16h de quinta-feira (18), com a concentração dos devotos na casa dos festeiros Josmar Cassola Silva e Maria Tereza Pereira Cassola Silva, localizada na Rua Jorge Salomão, 1371, Vila Suissa.
O cortejo seguirá até a Prefeitura de Mogi das Cruzes e, às 16h30, todos serão recebidos pelo prefeito Caio Cunha, secretários e servidores.
Às 17h, o cortejo sai da Prefeitura e segue em direção à praça Coronel Benedito de Almeida, onde está o império.
A cerimônia de abertura da festa e benção do império acontecerá às 18h. O bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini conduzirá a celebração. Em seguida, o bispo fará a benção das novas bandeiras dos festeiros, capitães-de-mastro e devotos.
Mais tarde, às 18h30, será feito o hasteamento das bandeiras, benção do mastro pelo bispo diocesano, levantamento do mastro pelos capitães-de-mastro Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina. Neste momento, o império será aberto pelos festeiros, capitães-de-mastro e o bispo diocesano. Em seguida, o cortejo segue pelas ruas da cidade até o local da quermesse.
Abertura oficial da Festa do Divino é realizada na frente da Catedral de Sant’Anna
Eduarda Hutter/g1
Novena e passeata das bandeiras
Na sexta-feira (19), às 19h, acontecerá a abertura da novena na Catedral de Sant’Anna, em uma missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini. Após a missa, os devotos poderão participar da passeata das bandeiras.
Confira a lista de padres que vão celebrar a novena
20 de maio: Padre Anderson Lima Pereira, da Paróquia Santa Rita de Cássia (Mogi das Cruzes);
21 de maio: Padre Luiz Felipe de Medeiros Costa Cruz, Quase-paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos (Itaquaquecetuba);
22 de maio: Padre Thiago Cosmo da Silva, da Paróquia Sagrada Família (Mogi das Cruzes);
23 de maio: Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida;
24 de maio: Monsenhor Antônio Robson Gonçalves, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Mogi das Cruzes);
25 de maio: Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo;
26 de maio: Frei Jerry de Sousa Fonseca, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Mogi das Cruzes);
27 de maio: Padre Dorival Aparecido de Moraes, da Paróquia e Catedral de Sant’Anna (Mogi das Cruzes).
Última alvorada percorreu ruas do Centro de Mogi das Cruzes
Glauco Ricciele/Arquivo Pessoal
Alvorada
A alvorada começa no sábado (20), a partir das 5h, na praça Coronel Benedito de Almeida.
Na segunda-feira (22), os devotos seguirão até o Cemitério São Salvador, onde será celebrada uma missa em memória aos festeiros, capitães-de-mastro e devotos que faleceram.
Já na terça-feira (23), às 5h, a alvorada seguirá até a frente da Santa Casa de Misericórdia e será feita uma oração pelos doentes.
No domingo (28), último dia da alvorada, o grupo se reunirá às 5h na praça Coronel Benedito de Almeida e poderão assistir a uma breve cerimônia simbolizando a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos.
Missas campais
Os devotos poderão participar de uma missa campal no sábado (20), às 15h, no Centro Municipal Integrado, no Mogilar – local onde será realizada a quermesse.
Outra missa campal acontecerá no sábado da semana seguinte (27), no mesmo horário e local, que será presidida pelo padre Antônio Maria, administrador do mosteiro Ain Karim, em Jacareí.
Bois encerram Entrada dos Palmitos em Mogi das Cruzes em 2019
Maiara Barbosa/G1
Entrada dos Palmitos
No sábado (27), é a vez das ruas da cidade ficarem cheias com carros de boi, cavalos e charretes que participam da Entrada dos Palmitos. A concentração será às 9h na frente da Capela de Santa Cruz, que fica na Rua Ricardo Vilela, perto do cruzamento com a Narciso Yague Guimarães. O cortejo segue pelas ruas principais da cidade até a Catedral de Sant’Ana.
O tradicional cortejo relembra quando os moradores da zona rual vinham até a cidade agradecer ao Espírito Santo pela colheita.
Às 12h, após o encerramento da Entrada dos Palmitos é servido o afogado do povo na área da quermesse. O cozido de carne e batatas, símbolo gastronômico da festa, é servido gratuitamente aos participantes do cortejo.
Devotos acompanha chega do andor com imagem do Espírito Santo para missa de Pentecostes na Catedral de Sant’Anna
Paula Moreira/ TV Diário
Pentecostes
No domingo (28) será o ponto alto do aspecto religioso da festa, porque é o dia em que se celebra Pentecostes. Nesta data, a Igreja Católica lembra o relato bíblico sobre a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e a Virgem Maria reunidos no cenáculo.
A Procissão de Pentecostes começa às 16h30. Os participantes se concentram na praça Coronel Benedito de Almeida e caminham até a Catedral Sant’Anna. Durante a cerimônia são representados e invocados os sete dons do Divino Espírito Santo.
Além disso, as Congadas se apresentam e são confeccionados os tapetes ornamentais.
Após o término da procissão é celebrada a missa de Pentecostes na catedral, às 18h. Na sequência, às 20h, é feita a incineração dos pedidos e o fechamento do Império.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.