Segundo dados da Sabesp, pluviometria acumulada ficou em 42 milímetro. Mês também é o menos chuvoso desde o começo do ano. O volume de chuva registrado nas represas do Sistema Produtor Alto Tietê em maio de 2023 ficou abaixo da média histórica. Segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o acumulado não passou de 42 milímetros, sendo que o esperado era 57,2 mm.
LEIA TAMBÉM:
Represas do Alto Tietê tiveram em abril de 2023 maior volume de chuva para o mês em mais de uma década
Este é um cenário que se repete pelo quarto ano seguido. Em 2020, a pluviometria do mês ficou em 14,5 milímetros, representando apenas 23,5% do total esperado. Porém, vale destacar, que desde o início da série histórica, a média do mês só foi superada seis vezes (veja o gráfico abaixo).
Além de não superar a expectativa, o índice ficou abaixo do registrado no ano passado. A redução foi de 21,3% em relação a maio de 2022. Já na comparação aos meses anteriores, este foi o menos chuvoso desde o começo do ano. Até então, apenas dois superaram a média histórica.
Embora tenha chovido menos do que em maio de 2022, o volume operacional das represas neste ano é maior, de acordo com os dados da Sabesp. Há exatamente um mês, os reservatórios operavam com 66,8% da capacidade. Nesta quinta-feira (31), o índice estava em 73,8%.
Volume operacional das represas no Alto Tietê (percentual)
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê
.
Pelo quarto ano seguido, volume de chuva nas represas do Alto Tietê fica abaixo do esperado para maio
Adicionar aos favoritos o Link permanente.