Com nome de craque e passagem por times profissionais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, Igor Sasculo (26), o “Eto’o” de Mogi das Cruzes defende as cores do atual campeão da Copa Mogi Alabarce de Futebol Amador, Sport Clube 13, do bairro Mogi Moderno. O atleta que é um dos destaques da primeira fase do torneio, tem conquistas no futebol profissional e chegou a disputar a primeira divisão do Campeonato Mineiro.
Essa é a história de Sasculo, que na várzea mogiana carrega o nome de um jogador muito conhecido pelos amantes do futebol “Eto’o”. Segundo ele, o apelido vem desde a infância, quando treinava no AVE Brás Cubas, aos nove anos de idade. “O senhor Valcyr, dono do projeto que ajuda as crianças que gostam de futebol (o AVE), que me colocou esse apelido. Quando eu era menor, ele dizia que eu parecia com o jogador”, comenta.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos O Diário no Youtube.
Revelado pelo União Futebol Clube
Nascido em Mogi das Cruzes, a relação de Sasculo com o futebol sempre foi bem próxima e o início da trajetória dele foi pelo time da cidade. “Comecei no União Mogi, na base, e joguei a Copa São Paulo de 2016. Depois fui para o Atibaia, onde fiquei um ano e meio. Iniciei no profissional do União em 2017 e subimos para a A3”, diz.
Depois, passou a jogar no interior de São Paulo, vestindo as cores do Taubaté, depois o Rio Mageense, em 2018, onde conquistou o título da terceira divisão do Carioca.Após breve passagem pelo São José Esporte Clube, Eto’o, defendeu a Associação Esportiva Velo Clube Rio-clarense, em 2020. A passagem ficou marcada pela conquista da Série A3 do Campeonato Paulista, após vitória sobre o São Bernardo, com placar de 2 a 1 na ida e 3 a 0 na volta.
Elite do futebol mineiro e problemas com lesões
Em 2021, Eto’o foi contratado pelo Boa Esporte de Minas Gerais e disputou a primeira divisão do Campeonato Mineiro pela primeira vez. Realizou o sonho de muitos amantes de futebol e esteve na mesma competição de equipes de grande tradição do futebol brasileiro, como Cruzeiro, Atlético Mineiro e América Futebol Clube.
Igor lamenta que o melhor momento da carreira tenha sido atrapalhado por lesões. “Foi bom, mas ao mesmo tempo ruim. Eu me machuquei na pré-temporada, tive uma lesão no reto femoral da coxa e perdi metade do campeonato. Voltei porque queria jogar de qualquer jeito, precisei me sacrificar, tomar injeção e jogar na base de infiltrações. Fui bem nos jogos que pude disputar e no final do campeonato, percebi que a minha lesão tinha piorado, fiquei seis meses sem jogar”, explica.
A equipe terminou o campeonato na zona de rebaixamento junto ao Coimbra e foi rebaixada. Apesar das dificuldades, o desempenho de Igor foi suficiente para que ele fosse contratado pelo Pouso Alegre no ano seguinte, time que conseguiu se manter na elite do Campeonato Mineiro e disputou a competição por mais um ano.
Campeão da Copa Paulista de 2023
Após duas temporadas no futebol mineiro, Eto’o foi para o Rio de Janeiro e se tornou atleta do Pérolas Negras, time que disputa a quarta divisão do Campeonato Brasileiro. No ano passado, Sasculo jogou pela Portuguesa Santista e conquistou o título da Copa Paulista. A equipe superou o São José na final, com placar de 3 a 2 no agregado e garantiu o acesso para a Copa do Brasil de 2024.
Destaque na Copa Alabarce
Em 2024, Eto’o voltou para casa e está disputando a terceira edição da Copa Mogi Alabarce. “Neste ano, a Copa Alabarce permitiu a entrada de jogadores profissionais. Já joguei muitas copas na várzea, como não estou em clube, estou aproveitando para participar. O Márcio, presidente do 13, me conhece há uns 10 anos, quando ele ajudava outro time da cidade, o Viela. Eu jogava lá. Ele me convidou quando eu ainda estava na Portuguesa Santista, até recebi o convite de outros times daqui, mas como ele já me ajudava, eu prezo pela minha palavra e pela gratidão”, afirma o jogador.
Na fase de grupos, o atleta marcou três gols em duas partidas e é um dos destaques do Sport Clube 13, atual campeão da competição. Neste domingo (28), entra em campo já classificado, no campo do São Francisco, contra o Império Real, às 14h15.
Leia também:
- Copa Alabarce e o amor pela várzea: “Fiz tatuagem em homenagem ao time”
- Seis equipes garantem vaga antecipada para as oitavas de final da Copa Alabarce
- Atual campeão, Sport Clube 13 estreia com goleada na Copa Alabarce 2024
O post “Eto’o” mogiano disputou a primeira divisão do Campeonato Mineiro e está na Copa Alabarce apareceu primeiro em O Diário de Mogi.