Prato originário de Goiás rende até dez porções e custa cerca de R$ 45. O chef de cozinha Gilmar Bueno, de Mogi das Cruzes, ensina a preparar a receita. Aprenda a fazer a Chica Junina
O milho, tão tradicional na época das festas juninas, é o ingrediente principal da Chica Doida. O resultado final do prato, que leva outros ingredientes de sabores marcantes, é bem diferente do habitual.
A receita que veio lá do estado de Goiás e é uma ótima sugestão para fazer parte da mesa junina. “A Chica Doida foi inventada lá em Pirenópolis por um casal. Esse casal já fazia pamonha pra vender e, um dia, sobrou a massa e faltou palha. Aí o senhor falou ’o que a gente vai fazer?’. Pegou o que tinha lá na geladeira, pegou na fruteira o jiló, pegou a linguiça. Enfim, virou essa iguaria”, explica o chef de cozinha Gilmar Bueno.
A receita rende dez porções e custa cerca de R$ 45.
Ingredientes
Meio quilo de linguiça a gosto do freguês;
300 gramas de mussarela, metade em cubo e outra metade em fatia;
10 espigas de milho;
200 gramas de jiló;
Cinco dentes de alho amassados e uma cebola média;
Sal pimenta dedo de moça e tempero pronto de legumes a gosto;
300 ml de água;
100 ml de óleo;
E alguns ramos de salsa.
Modo de Preparo
“A gente usa um ralo mais fino. Sempre o mesmo movimento, mas com cuidado para não pegar o dedo. Na pamonha comum, normalzinha, o que acontece? A gente rala até um ponto. Nessa receita, não, vai um pouco mais, até limpar a espiga. Essa palha que envolve o suco do milho ajuda na estrutura da torta no final. Dá pra usar, pra quem quiser otimizar, dá pra usar o liquidificador ou o mixer”, ensina o chef.
Em seguida, reserve o milho ralado e refogue os temperos secos junto com a cebola cortada em cubos e o alho. A linguiça também entra nessa etapa. Corte em cubos e acrescente ao refogado. Esse processo dura cerca de 10 minutos.
Chica Doida é um prato tradicional de Goiás
TV Diário/Reprodução
“O ponto ideal é quando começa a soltar o líquido. Então, é isso. Enquanto ela vai sofrendo aqui, a gente vai fazer assim, já vamos preparar a pimenta. A pimenta é a gosto, porém tem que ser usada, faz parte da receita. Então, qual é o segredinho pra gente tirar o ardor da pimenta? Tirar a semente. Então, a gente tira toda essa parte aqui que é a parte onde deixa a pimenta ardida. É aqui que está a capseína, é aqui que está a pungência da pimenta”, orienta o chef.
Junte a pimenta ao refogado. Quando a cebola ficar transparente e soltar bastante água, desligue o fogo. Com o copo d’água, lave o milho que ficou no ralador.
Junte o refogado e coloque os temperos secos. Na sequência, é só montar tudo num refratário.
“O jiló eu costumo tirar a parte de baixo e a parte de cima, pra ficar mais fácil pra gente estar cortando, não escapar da mão, tudo. A gente corta ele em cruz e preserva a casa. Então, jiló cortado, vamos começar aqui a montar”.
Receita de Chica Doida rende até dez porções
TV Diário/Reprodução
Finalize com o queijo em cubos. Cubra com papel alumínio e leve ao forno convencional por 20 minutos a 180 graus. Depois desse tempo, coloque as fatias de mussarela e volte a chica doida no forno até gratinar.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê
À base de milho, ‘Chica Doida’ é opção para festa junina; confira a receita
Adicionar aos favoritos o Link permanente.