Tenente Gabriela Silva Porfirio explica que acidentes como choques, queimaduras e até engasgamentos são bem comuns nesta época do ano. Veja dicas dos bombeiros para evitar acidentes durante as férias escolares
As crianças do Alto Tietê já estão aproveitando o período de férias escolares. Para os alunos, é um momento de descanso e, claro, diversão. Entretanto, para os pais, é o momento de dobrar a atenção com os filhos, já que os menores passam o dia todo em casa.
LEIA TAMBÉM
Estudantes da rede estadual do Alto Tietê entram em férias nesta segunda; veja calendário dos municípios
A tenente do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes, Gabriela Silva Porfirio, relata que os acidentes domésticos são bem comuns durante o período de férias. “Todo cuidado com a criança que está em casa é pouco. São muitos casos de choque, queimaduras… Os acidentes são diversos”.
Segundo a tenente, o ideal é nunca deixar a criança sozinha na banheira – por risco de afogamento -, fazer o máximo para que os filhos fiquem longe da cozinha e, se houver queimadura, é preciso evitar cobrir com tecido, não jogar café, nem outros produtos – inclusive água.
Corpo de Bombeiros de Mogi dá dicas para evitar acidentes domésticos durante período de férias escolares
Reprodução/TV Diário
“Falando sobre engasgamento, no caso de bebês – até 1 ano: o responsável deve ficar sentado ou agachado, segura a criança inclinada com o corpo virado para baixo, uma mão segura no queixo – forçando um pouco para que a criança abra a boca e o líquido saia. Já com a outra mão, é necessário fazer um movimento de ‘empurrar’ com a palma da mão. Começa a empurrar do meio das costas até o pescoço, cinco vezes. Depois que soltar o líquido, você deve acolher a criança. É importante lembrar que, mesmo que ela desengasgue, é preciso levá-la ao médico”.
Além disso, outra dica importante durante o frio é manter a hidratação do corpo tomando bastante água.
“E não se esqueçam de se divertir muito. Passa rápido e, quando vê, a criança já cresceu, o tempo passou. Então aproveitem bastante”, completa.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê