Cidades do Alto Tietê têm programação para o Agosto Dourado


Campanha tem como objetivo conscientizar sobre a importância do aleitamento materno e incentivar a amamentação. A região conta com pelos menos dois Bancos de Leite Humano, sendo um em Mogi das Cruzes e, outro, em Suzano. Cidades do Alto Tietê têm programação para o mês de conscientização e incentivo à amamentação
Prefeitura de Mogi das Cruzes/Divulgação
No Alto Tietê alguns municípios têm uma programação especial para o “Agosto Dourado”, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância do aleitamento materno e incentivar a amamentação.
O leite materno é fonte de nutrientes para funções biológicas, considerado o melhor alimento por sua importância na proteção imunológica contra doenças infecciosas, adequação nutricional e desenvolvimento afetivo e psicológico de um recém-nascido. Indicado, inclusive, como alimento exclusivo nos seis primeiros meses de vida.
A região conta com pelos menos dois Bancos de Leite Humano, sendo um em Mogi das Cruzes e, outro, em Suzano. Para se tornar uma doadora, a mulher precisa ser saudável, não fazer uso de medicamentos ou drogas, não fumar e não fazer uso de álcool. Além disso, a coleta do leite deve seguir os critérios de higiene e armazenamento orientados pela equipe técnica.
LEIA MAIS
Ao menos duas cidades do Alto Tietê contam com bancos de leite materno; veja como doar
Veja a programação nas cidades
Arujá, Biritiba Mirim, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Salesópolis ainda não divulgaram ações sobre o “Agosto Dourado”.
Ferraz de Vasconcelos
Em Ferraz de Vasconcelos, as atividades seguem até o dia 28 deste mês. Segundo a administração, não é preciso se inscrever para participar.
Quinta-feira (10), às 12h30: Orientação sobre a importância da amamentação no CSII Mário Margarido da Silva;
14/08, às 10h: Palestra sobre a importância do aleitamento materno na UBS Antonio Nhan;
14/08, às 13h: Palestra e bate-papo com o grupo de gestantes e puérperas na UBS CDHU;
16/08, às 14h30: Palestra sobre a importância do aleitamento na saúde e desenvolvimento da criança até os dois anos de idade na UBS Vila São Paulo;
18/08, às 10h: Orientações às mães para amamentar e os desafios na UBS Vila Margarida;
18/08, às 14h: Curso de amamentação com gestantes e puérperas na UBS São Lázaro;
21/08 (horário ainda não divulgado): Palestra sobre aleitamento materno na UBS Lucas Simplício Desliespoti (Rosana);
23/08, às 8h: Palestra sobre aleitamento materno para gestantes na UBS Marcelo Petegrosso Pereira (Bela Vista);
24/08, às 8h: Palestra sobre a importância da amamentação na UBS Mário Squizato (Nações);
25/08, às 11h: Palestra, orientação e incentivo ao aleitamento materno na UBS Jardim Castelo;
25/08, às 14h: Palestra sobre aleitamento materno na UBS Geraldo José Rodrigues Alckmin;
25/08, às 14h: Palestra sobre aleitamento materno na UBS da Vila Jamil;
28/08, às 14h: Palestra e bate-papo com o grupo de gestantes na UBS Santo Antônio.
Guararema
Em Guararema, as atividades de conscientização e rodas de conversa são voltada aos profissionais de Saúde e também às gestantes e mães com bebês de até 6 meses.
Além das ações de conscientização que acontecerão em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), haverão também atividades práticas. A primeira será no dia 18, em que os interessados poderão participar de um bate-papo com representantes do Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes e os profissionais que trabalham nas UBSs e na Santa Casa de Misericórdia de Guararema.
Depois, serão desenvolvidos dois encontros abertos ao público. No dia 25 de agosto, a Unidade Temporária de Saúde, instalada no Centro de Eventos “Jean Carlos Sanches de Oliveira” recebe uma roda de conversa com atividades para gestantes mães com bebês de até 6 meses.
Por fim, no 31 de agosto será realizada uma nova edição desta roda de conversa com atividades, também para gestantes e mães com bebês até 6 meses, mas na Santa Casa de Misericórdia do município.
Santa Isabel
Em Santa Isabel estão sendo realizadas rodas de conversas direcionadas para profissionais da área da saúde em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além disso, a Prefeitura realizará uma reunião com gestantes para discussão sobre o “agosto dourado” no dia 15 de agosto, às 10h, na UBS I Prefeito Ilário Dassiê.
Suzano
Em Suzano, os interessados poderão participar de palestras e rodas de conversas temáticas, conforme programação estabelecida por cada unidade de Saúde. Segundo a administração municipal, a importância do aleitamento materno e da doação é tema recorrente na rede de Atenção à Saúde, sobretudo junto às mulheres em acompanhamento de pré-natal.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.